Luís Paulo Costa confiante no sucesso e no impacto do CLDS 5G Arganil

  • Lpc
  • Editada3
  • Editada5
  • Equipa
  • Mesa E Equipa2
  • Mesa
  • Isabel Guarda
  • Rui Reus2

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, presidiu à sessão de apresentação do CLDS 5G Arganil Ger’Ações, que decorreu esta quarta-feira, na Casa do Povo de Côja.

No terreno desde o dia 1 de janeiro, projeto foi agora formalmente apresentado, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social do concelho e com a promoção da inclusão, numa intervenção de proximidade que se prolongará até 31 de dezembro de 2028.

Na ocasião, Luís Paulo Costa expressou confiança na capacidade do CLDS 5G Arganil para gerar impactos positivos e sustentáveis ao longo dos próximos quatro anos. “Este projeto é um desafio que exige compromisso, trabalho em rede e, acima de tudo, a mobilização de vontades e esforços”, referiu.

“A experiência das edições anteriores demonstra-nos que, mesmo perante dificuldades, os resultados conseguem superar as expectativas iniciais. É isso que esperamos desta nova fase: que os objetivos traçados não só sejam alcançados, mas multiplicados, sobretudo em áreas críticas para a qualidade de vida das pessoas”.

Sublinhou, ainda, que esta edição do CLDS apresenta um horizonte temporal mais alargado, permitindo um planeamento mais estruturado e eficaz. “Já está no terreno, e agora o desafio é potenciar ao máximo os seus efeitos, garantindo que as respostas criadas sejam verdadeiramente transformadoras.”

Uma intervenção estruturada para um impacto duradouro

Esta quinta edição do programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) tem como Entidade Coordenadora o Centro Social e Paroquial de Côja e como Entidade Local Executora o Município de Arganil.

O CLDS 5G Arganil integra 3 eixos de intervenção, nomeadamente, Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação, Eixo III – Promoção do Envelhecimento Ativo, Autonomia e Longevidade e Eixo IV – Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social e Cenários de Exceção.

No total, o programa prevê 22 ações concretas, abrangendo 985 destinatários, um número expressivo que reflete a abrangência e o impacto esperado deste projeto de intervenção de proximidade, desenhado à medida do território, permitindo responder às necessidades das camadas mais vulneráveis do concelho.

Para concretizar esta missão, a equipa técnica do projeto é composta por profissionais experientes e especializados. Conta com um coordenador técnico, com formação na área da psicologia, Rui Reis; duas assistentes sociais, Márcia João e Susana Oliveira; e uma psicóloga, Sofia Almeida.

Com um plano de ação bem definido e uma equipa técnica dedicada, o CLDS 5G Arganil assume-se como um instrumento determinante para o reforço da inclusão social e da qualidade de vida no concelho, promovendo uma comunidade mais forte, coesa e resiliente.

“Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social têm um papel essencial na inclusão social, na capacitação das populações e no reforço das respostas às necessidades da nossa comunidade”, frisou Rui Reis.

A sessão pública de lançamento do CLDS 5G Arganil contou com as presenças de Manuela Veloso, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, Lucas Pio, presidente do Centro Social e Paroquial, e Isabel Guarda, em representação da União das Freguesias de Côja e Barril de Alva.

O CLDS 5G Arganil Ger’Ação enquadra-se no Programa Temático Demografia, Qualificação e Inclusão (PESSOAS 2030), assumindo-se como um novo ciclo de trabalho e dedicação em prol do bem-estar dos arganilenses, através de soluções inovadoras e respostas eficazes para os desafios sociais do concelho.