Marito Marques e tributo a Marco Paulo completam cartaz da FICABEIRA e Feira do Mont’Alto
Marito Marques e «Para Sempre, Marco» completam o cartaz da FICABEIRA e Feira do Mont’Alto, as festas do concelho de Arganil que se realizam entre 4 e 8 de setembro.
O aclamado baterista, compositor e produtor Marito Marques, natural de Arganil, sobe ao palco no dia 4 de setembro para apresentar o seu mais recente álbum, A Ponte, num espetáculo que marca um regresso a casa muito especial.
O músico arganilense conta com a participação da fadista Diana Vilarinho, que conquistou recentemente o 2.º lugar no Festival da Canção, e de Os Vocalistas, um dos grupos de referência do Cante Alentejano, numa fusão única de sonoridades e estilos.
O álbum A Ponte teve como base criativa uma residência artística em Arganil em 2021 com o grupo Os Vocalistas e o acordeonista João Frade. Foi gravado entre Portugal e no Canadá, e conta com participações de Salvador Sobral, Maro, Marco Rodrigues, Luís Trigacheiro e o guitarrista Manuel de Oliveira.
Ao longo da sua carreira, Marito Marques tem sido reconhecido nacional e internacionalmente, destacando-se a nomeação para Grammys e Latin Grammys. Em 2022, foi distinguido pelo Município de Arganil com a Medalha de Mérito.
No último dia do certame, o palco FICABEIRA recebe «Para Sempre, Marco», um espetáculo de homenagem a Marco Paulo, ícone incontornável da música portuguesa, falecido em outubro do ano passado. Criado por Tiago Pais de Brito (Amor Electro), o concerto revisita os maiores sucessos do artista, como Maravilhoso Coração, Eu Tenho Dois Amores ou Taras e Manias, dando-lhes uma nova vida.
O espetáculo contará com as interpretações de Jéssica Cipriano e Andrea Verdugo (vozes), acompanhadas por Nuno José (bateria), Carlos Santos (baixo) e Ricardo Vasconcelos (teclados).
Marito Marques e o espetáculo de tributo a Marco Paulo juntam-se a Van Zee (5 de setembro), Tony Carreira (6 de setembro) e Bárbara Bandeira (7 de setembro), completando o programa da 42.ª edição da FICABEIRA e Feira do Mont’Alto.
Música, cultura e identidade
A 42.ª edição da FICABEIRA e Feira do Mont’Alto promete consolidar o conceito renovado e inovador introduzido no ano passado, reforçando a animação e diversificando a oferta para todos os públicos. A zona coberta de 1500 metros quadrados, uma das grandes novidades da última edição, volta a afirmar-se como um dos principais polos de entretenimento do evento, proporcionando uma experiência imersiva de luz, som e vídeo. Este conceito é especialmente pensado para os espetáculos principais e também para os artistas de música eletrónica, destinados ao público mais jovem.
Além do cartaz musical de qualidade, a FICABEIRA mantém-se como uma montra dinâmica do concelho, promovendo a economia, o comércio, a cultura e as tradições locais. Ao longo dos cinco dias, o evento reafirma-se como um ponto de encontro privilegiado para a cultura, a tradição e a inovação, consolidando-se como uma referência na região e uma celebração única da identidade arganilense.