Muita atividade e animação na Semana[s] Sénior[es]
No âmbito do Dia Internacional do Idoso e do Dia Mundial da Terceira Idade comemorados em outubro e, com o intuito de estimular a população sénior do concelho, impulsionando hábitos de vida saudáveis e momentos de convívio que valorizem as suas capacidades, o Município de Arganil e a Rede Social de Arganil promoveram um programa comemorativo ao qual se deu o nome de Semana(s) Sénior(es).
Enquanto atividades integraram este programa, uma Aula de Pilates adaptada às condições físicas dos participantes e dinamizada na FisioCôja, uma Aula de Hidro Sénior, na Piscina Municipal de Arganil e uma muito interessante oficina de Foto Transferência para Xisto, realizada na Cerâmica Arganilense, que resultou numa experiência lúdica diferenciada, estimulando a criatividade e destreza dos participantes.
A programação terminou em festa, no dia 8 de novembro, com uma dupla sessão da Comédia Musical Até Parece uma Revista, durante a tarde para um grupo de cerca de 170 idosos integrados em IPSS e Misericórdias do concelho e à tarde, aberto a toda a comunidade. Neste espetáculo as atrizes Marisa Carvalho e Raquel Caneca deram vida às personagens icónicas que marcaram gerações e através de uma brilhante recriação de números de revistas que ainda nos estão na memória, levaram-nos numa viagem sem sair do lugar, pelos anos de ouro da “revista à portuguesa”. Ainda durante a tarde, acompanhada continuamente de aplausos e muitas das vezes numa só voz, foi avivando memórias felizes em cada um. Depois das muitas gargalhadas foi tempo de aconchegar o estômago e dar um pé de dança. No Multiusos da Cerâmica esperava o grupo de idosos um lanche partilhado, animado pelo som da concertina, com o grupo “Sons e Suadelas”. Quem também não faltou foram os Palhaços d’Opital com as suas já habituais diabruras e malandrices, capazes de transformar com os seus estetoscópios e narizes vermelhos, qualquer dor em humor.
Destaque neste dia de recordações, para a exposição que acompanhou este último dia de programação. Numa colaboração com o Arquivo Municipal e, relembrando a forte ligação que Arganil teve com o teatro noutros tempos, principalmente o teatro amador, foi preparada uma exposição de memórias fotográficas que o refletem, com caras muito conhecidas da vida arganilense. Esta temática, que tão boas memórias nos traz e que tão bem recebida foi neste dia, será abordada na próxima tertúlia do Arquivo Municipal.