Município celebra contrato para preservar Igreja do Convento de Vila Cova de Alva

• Img 7377
  • Img 7391
  • Img 7393
  • Whatsapp Image 2024 09 27 At 16.05.54
  • Whatsapp Image 2024 09 27 At 16.05.56 (1)
  • Whatsapp Image 2024 09 27 At 16.06.04
  • Whatsapp Image 2024 09 27 At 16.06.07 (1)
  • Whatsapp Image 2024 09 27 At 16.06.08

O Município de Arganil assinou esta sexta-feira, 27 de setembro, um contrato de comodato com a Fábrica da Igreja de Vila Cova de Alva, que permitirá à autarquia desencadear o processo de reabilitação, conservação e restauro da Igreja do Convento de Santo António, em Vila Cova de Alva.

A assinatura deste contrato ocorre no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, sublinhando a importância da preservação do património como um fator de atratividade turística e cultural para o concelho.

Este acordo visa assegurar a preservação deste importante património histórico e religioso, de grande relevância para o território.

“O que pretendemos com este protocolo é legitimar o Município a dar início a um conjunto de procedimentos com vista à reabilitação da Igreja”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, durante a sessão decorrida no Salão Nobre. “Tendo em conta as nossas possibilidades e os instrumentos que estão à nossa disposição, é nossa vontade e também nossa obrigação dar os passos necessários para preservar aquilo que ainda é possível preservar neste conjunto patrimonial assinalável”, acrescentou.

A Igreja de Santo António, atualmente na posse da Paróquia de Vila Cova de Alva, encontra-se num estado avançado de degradação. O edifício, com elevado valor artístico, cultural e religioso, é também de significativo interesse turístico, contribuindo para a preservação da memória coletiva do concelho.

Patologias identificadas e intervenções necessárias

Foram identificadas várias patologias no edifício, nomeadamente problemas nas coberturas, soalhos, paramentos exteriores, altares, mobiliário e património móvel. Entre os fatores responsáveis por estes danos está o desgaste natural causado pela passagem do tempo, agravado por infiltrações e poeiras, e significativamente intensificado pelos impactos do incêndio de outubro de 2017 e do temporal Elsa, em dezembro de 2019.

As intervenções necessárias passam pela execução de operações de consolidação estrutural, recuperação de coberturas, reabilitação de espaços e conservação de elementos em pedra, vidro, madeira e metal. Será também elaborado um projeto detalhado de conservação e restauro do património móvel e integrado, que abrangerá a capela-mor, a sacristia, o arco triunfal, o púlpito, esculturas, pinturas e outros elementos históricos da igreja.

A reabilitação deste monumento visa, em primeiro lugar, preservar o seu valor patrimonial, mantendo a sua originalidade e protegendo-o dos agentes de degradação. Para além disso, pretende-se melhorar as condições estruturais do imóvel e criar melhores condições de acesso ao público, permitindo a dinamização de atividades culturais, patrimoniais e turísticas.

“Trata-se de um espaço de extraordinária riqueza patrimonial, parte da qual se perdeu ao longo do tempo pela ausência de intervenções”, destacou Luís Paulo Costa, sublinhando que “há ainda um vasto património que é urgente preservar, tanto no que respeita ao património imóvel, como na vertente da arte sacra, incluindo retábulos e pinturas”.

Em representação da Fábrica da Igreja de Vila Cova de Alva, o reitor Lucas Pio enalteceu a parceria oficializada com o Município, sublinhando que preservar o património é preservar a história de um povo. “Salvar o que é possível será um legado para o presente e para o futuro dos nossos paroquianos e de todos os que visitarem este convento”, referiu, acrescentando que espera que “os habitantes de Vila Cova de Alva possam olhar para este espaço e ver nele a história da sua terra”.

Futuro uso do espaço

Após a conclusão das obras, o espaço reabilitado será um centro de dinamização cultural e turística, reforçando a importância histórica da Igreja e do Convento de Santo António. O projeto contribuirá para o desenvolvimento social e económico da região, ao promover o turismo cultural e educacional.

Através deste contrato, com um prazo de 50 anos, o Município de Arganil reafirma o seu compromisso com a valorização do património, preservando a história e a identidade cultural do concelho.