Município de Arganil ajuda munícipes na aquisição de medicamentos

O apoio do Município de Arganil na comparticipação de medicamentos beneficiou, até ao momento, 140 munícipes em situação de carência económica. Atualmente, são abrangidos pelo programa de livre acesso a medicamentos 46 pessoas, e todos os anos as candidaturas são reavaliadas.

Este apoio para aquisição de medicamentos prescritos pelo médico é prestado desde 2018, ano em que a Autarquia aderiu ao programa ABEM (Rede Solidária do Medicamento), estabelecendo parceria com a Associação Dignitude, promotora desta medida solidária.

A comparticipação do Município de Arganil reflete-se em 135 euros anuais por cada beneficiário. Desde a adesão à Rede Solidária, o Município de Arganil apoiou em cerca de 18 mil euros as famílias arganilenses na compra de medicamentos prescritos pelo seu médico e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Como posso ser beneficiário?

São beneficiários deste programa de apoio social pessoas carenciadas ou casos de inesperada carência económica, provocada por situações de doença incapacitante e de desemprego repentino. Motivos que impedem estas pessoas de comprar os medicamentos comparticipados que lhe são prescritos pelo seu médico. Estas situações são analisadas e acompanhadas pelos serviços sociais do Município, de forma a garantir que as necessidades das pessoas são devidamente atendidas. 

Candidatura Espontânea

Para obter o apoio destinado à aquisição de medicamentos pode efetuar uma Candidatura Espontânea, que funciona através do preenchimento do formulário online: https://plataforma.dignitude.org/CANDIDATURA/32320046

Se tem dúvidas ou questões por esclarecer, contacte o Gabinete de Ação Social [accao.social@cm-arganil.pt ou 235 200 143].