Município de Arganil apresenta leque alargado e diversificado de iniciativas de Natal

• natal1

• natal 2018a

O Natal está a chegar a Arganil. As ruas vão iluminar-se e as montras vestir-se a rigor; as tradicionais barraquinhas voltarão a instalar-se na praça do Município e o cheiro das iguarias natalícias vai invadir as ruas da vila. O Pai Natal, esse, voltará a receber de braços abertos os mais novos e os seus infindáveis e fascinantes pedidos, enquanto os mais velhos aproveitarão para cantarolar ao som das músicas da época, que fazem sonhar até os mais sisudos.

A Câmara Municipal de Arganil pensou em tudo, e os pretextos para residentes e visitantes se deixarem contagiar pela fantasia do Natal são muitos e variados. O leque de iniciativas para a Quadra que se aproxima foi apresentado pelo executivo camarário na passada segunda-feira, dia 27 de novembro, em conferência de imprensa. “É um grande pacote de iniciativas, direcionado para o centro histórico e para a promoção do comércio tradicional”, anunciou o Presidente da Câmara, Luís Paulo Costa.

Pensado para levar a magia do encantado mundo do Pai Natal aos mais novos e envolver os adultos nas tradições natalícias do concelho, o pacote de iniciativas desdobra-se em seis grandes ações, que prometem agitar e encher de vida o coração de Arganil.

Este Natal, Escolha o Comércio Local. De 26 de novembro a 6 de janeiro, há ainda mais razões para fazer compras no comércio local. Os talões de compra vão dar prémios, que podem ir dos 100 aos 500 euros, passando por um leque alargado de presentes, oferecidos pelos estabelecimentos aderentes. Pretende dar-se continuidade a “uma iniciativa que tem vindo a resultar, incentivando ao consumo no comércio tradicional e envolvendo os munícipes e os potenciais clientes, através do sorteio de vales de compra, que, por sua vez, se traduzirão em compras no mercado tradicional”, explicou Luís Paulo Costa, anunciando que aderiram a esta iniciativa 72 estabelecimentos, por todo o concelho.

Concurso de Montras. É uma das novidades deste Natal, que promete trazer ainda mais magia e brilho a esta época. Luzes, renas, Pais Natal, neve, trenós e duendes, as montras da vila estão ainda mais vistosas neste fim de ano, aguçando o apetite aos potenciais clientes do mercado tradicional. “Desafiámos o sector do comércio a dedicar-se à decoração das montras, preparando-as para a época natalícia. As três montras mais criativas receberão prémios em espécie, nomeadamente estadia em unidades de alojamento local e cabaz de produtos regionais”, apontou o presidente da Câmara, informando que estão a concurso 25 montras.

Concurso Coroas de Natal. É mais uma novidade promovida pela autarquia, que “lança o desafio à comunidade e apela à criatividade do público em geral”, conforme explicou a Vice-Presidente do Município, Paula Dinis. Os trabalhos podem ser entregues até ao dia 10 de dezembro e vão ser colocadas em exposição no Átrio da Câmara, sendo que “o júri terá em atenção a utilização de materiais recicláveis e naturais”. O primeiro, segundo e terceiro trabalhos mais votados pelo júri serão premiados com 200€, 100€ e 75€, respetivamente.

Menu de Natal. Sem que haja duas sem três, mais uma iniciativa inédita para este Natal de 2018. Levando a cabo o que de melhor sabem fazer, os restaurantes, as pastelarias e padarias do concelho vão colocar um prato principal e uma sobremesa a concurso, entre 13 de dezembro e 6 de janeiro. “O júri vai degustar as iguarias, como cliente mistério, e só no final os estabelecimento saberão que foram avaliados”, explicou a Vice-Presidente e Vereadora da Cultura, Paula Dinis.

Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia. Enaltecendo uma das mais expressivas tradições natalícias, o Município convidou as três Tunas do Concelho – Arganil, São Martinho e Côja – a entoar os cantares tão próprios desta época pelas freguesias do concelho. Esta iniciativa vem diversificar e alargar a oferta cultural às nossas aldeias, que vivem de forma tão especial a quadra natalícia.

Mercado de Natal. Depois do sucesso das últimas duas edições, organizada em parceria com o CLDS 3G Arganil + Inclusiva, o Mercado de Natal volta a instalar-se bem no coração da vila, entre os dias 13 e 16 de dezembro. “É uma iniciativa que faz todo o sentido, pela dinâmica e a vida que traz ao nosso centro histórico”, apontou Luís Paulo Costa, referindo que os bons resultados justificam, este ano, um investimento mais expressiva do ponto de vista financeiro. Pretende-se alargar a dinamização às artérias limítrofes, levando as pessoas a comprar não só no mercado de Natal como no comércio tradicional, fazendo com que “todos ganhem, que é, no fundo, o objetivo desta iniciativa” sublinhou o Presidente da Câmara.

A par do Mercado de Natal, vão realizar-se várias iniciativas, em paralelo, no fim-de-semana de 15 e 16 de dezembro, que farão chegar alguns milhares de pessoas ao nosso concelho. Respondendo ao desafio da RTP, o Piódão acolhe, no dia 15, sábado, o programa “Aqui Portugal”, que levará, em direto, o espírito natalício tão próprio das nossas aldeias serranas aos quatro cantos de Portugal. No dia 16, domingo, a aventura é outra: o incontornável “Desafio Picos do Açor”, a prova de Trail apadrinhada pelo tricampeão nacional da modalidade, o arganilense André Rodrigues.