Dia Mundial Turismo 2024 (11)

Município de Arganil celebrou o Dia Mundial do Turismo

O Município de Arganil associou-se ao Dia Mundial do Turismo, celebrado anualmente a 27 de setembro, através de uma atividade que incluiu uma visita aos Núcleos Museológicos de Arqueologia e Etnografia de Arganil e posterior caminhada acompanhada por técnicos municipais, pelo centro da vila. Incluída nas comemorações desta efeméride, decorreu sob o tema “Ser turist@ em Arganil”.

A visita que contou também com alunos do curso de Turismo do Agrupamento de Escolas de Arganil, iniciou exatamente nos Núcleos Museológicos para visita e contextualização, seguiu para a Igreja Matriz de Arganil, numa visita ao seu interior; passou pelo Pelourinho, para recordar a história de Arganil e dos seus Forais, nomeadamente o que lhe foi concedido por D. Manuel em 1514; seguiu pelos Paços do Concelho, onde sita o edifício da Câmara Municipal, até à Igreja da Misericórdia de Arganil, para visita ao seu interior; prosseguindo depois até à entrada do Teatro Alves Coelho. Em todas estes pontos, foi narrada por um técnico municipal, não só a história, como algumas curiosidades por trás de casa um dos monumentos. Acompanhada também pela Vice-Presidente e vereadora do pelouro do Turismo, Paula Dinis, a visita terminaria depois, já no interior do edifício da Câmara Municipal, para visita à exposição de linogravuras de Miguel Pinheiro sob o título [pressão] e que se encontra patente no Átrio Guilherme Filipe.

No culminar das comemorações esteve a celebração de um contrato de comodato com a Fábrica da Igreja de Vila Cova de Alva, para preservação e restauro da Igreja do Convento de Santo António, importante património histórico, turístico e religioso de Vila Cova de Alva e ainda, a assinatura do contrato de cedência gratuita, de todas as publicações do jornal Notícias de Pomares, desde o primeiro número datado de fevereiro de 1959, até à última edição datada de janeiro de 1972. Estas publicações até aqui na posse da Fábrica da Igreja Paroquial de Pomares, vão ser, entretanto, digitalizadas e brevemente disponibilizadas on-line para consulta.

Ainda assim, as comemorações do Dia Mundial do Turismo em Arganil não ficam por aqui. Está agendada para o dia 3 de outubro uma visita turística e acompanhada, por alguns dos pontos mais turísticos do concelho de Arganil, desta feita com enfoque nos operadores turísticos. As inscrições encontram-se abertas à participação e podem ser realizadas através do contacto: turismo.arganil@cm-arganil.pt.

• Dia Mundial Turismo 2024 (1)
  • Dia Mundial Turismo 2024 (2)
  • Dia Mundial Turismo 2024 (3)
  • Dia Mundial Turismo 2024 (4)