Município de Arganil cumpre 11 anos de «Compromisso Pagamento Pontual»

O Município de Arganil foi distinguido pelo 11.º ano consecutivo com o diploma «Compromisso Pagamento Pontual», por cumprir atempadamente as suas obrigações financeiras. Este reconhecimento sublinha o percurso consistente de rigor e disciplina, refletido na pontualidade dos pagamentos aos seus fornecedores.
Em 2015, Arganil tornou-se no primeiro município português a aderir oficialmente ao programa «Compromisso Pagamento Pontual», promovido pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, em parceria com o IAPMEI, a CIP e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Desde então, mantém uma gestão financeira rigorosa, assegurando pagamentos dentro dos prazos acordados e reforçando a confiança com as entidades e parceiros.
Esta nova distinção representa para o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, o reflexo e o reconhecimento do compromisso que o Município de Arganil assume com o rigor e a transparência orçamental, ano após ano. “Cumprimos mais de uma década de uma responsabilidade que assumimos com seriedade e determinação. Este reconhecimento evidencia o esforço contínuo da autarquia em manter uma gestão sólida, essencial para o equilíbrio financeiro e a capacidade de continuar a investir de forma responsável.
Luís Paulo Costa enfatizou, ainda, a responsabilidade acrescida das entidades públicas para com as empresas parceiras, salientando que o cumprimento dos prazos de pagamento é essencial para a saúde económica do território. “Quando pagamos a tempo e horas, estamos a contribuir diretamente para que essas empresas tenham os recursos necessários para continuar a funcionar, investir e empregar no nosso concelho e na nossa região. Este ciclo é determinante para uma economia resiliente”.
A gestão financeira sólida de Arganil tem permitido a implementação de diversas medidas de apoio às famílias e empresas locais. Entre elas, destacam-se a aplicação da taxa mínima de IMI e a implementação do IMI Familiar, que, em 2025, resulta numa poupança de 38 mil euros para as famílias arganilenses. A este pacote de políticas fiscais soma-se a devolução integral do IRS aos arganilenses, no valor global de 370 mil euros, este ano, e a isenção de derrama sobre o lucro das empresas.
Adicionalmente, os tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos mantêm-se entre os mais baixos do país, refletindo uma política fiscal amiga das famílias e das empresas.
Este compromisso contínuo com práticas financeiras responsáveis não só reforça a confiança entre fornecedores e a autarquia, como também serve de exemplo para outras entidades, incentivando a adoção de políticas semelhantes que promovam a estabilidade e o crescimento económico a nível local e nacional.