Município de Arganil relembra Miguel Torga com exposição e Roteiro Torguiano

  • Exposição Miguel Torga2
  • Exposição Miguel Torga
  • Exposição Miguel Torga3
  • Exposição Miguel Torga
  • Miguel Torga 30 Anos Depois (16)
  • Miguel Torga 30 Anos Depois (11)
  • Miguel Torga 30 Anos Depois (10)

O Município de Arganil está a desenvolver um Roteiro Torguiano para assinalar os 30 anos da morte de Miguel Torga, pseudónimo do médico Adolfo Correia da Rocha, e a sua ligação literária e simbólica ao concelho de Arganil.

Com lançamento previsto para o final do primeiro semestre do ano, este roteiro pretende perpetuar o legado do autor e aprofundar o conhecimento da sua obra, celebrando o escritor que tão bem captou a essência da Serra do Açor e a integrou no imaginário literário português.

Ainda em fase inicial, o projeto terá uma componente física e digital, contemplando a identificação de locais emblemáticos do concelho que serviram de inspiração a Miguel Torga. Em cada ponto será colocado um elemento distintivo, com um excerto da sua obra e um QR Code, para aceder a conteúdos sobre o autor e a sua ligação ao território.

O projeto foi anunciado pela vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil, Paula Dinis, durante a inauguração da exposição «Miguel Torga: Orfeu rebelde», no átrio da Biblioteca Municipal de Arganil, que tem, precisamente, Miguel Torga como patrono.

“Há muitos locais do nosso concelho mencionados nas suas obras, como Cepos, Côja, Teixeira ou Vila Cova de Alva”, destacou Paula Dinis. “A paixão que Miguel Torga tinha pela caça levou-o a explorar diversas áreas da nossa Serra, que foram verdadeiras fontes de inspiração para a sua escrita. É precisamente esses locais que queremos destacar, para que mais pessoas possam conhecer e valorizar este património literário”, acrescentou.

Exposição celebra o legado de Miguel Torga

No âmbito das comemorações dos 30 anos da morte de Miguel Torga, está patente até 5 de fevereiro a exposição «Miguel Torga: Orfeu Rebelde», no átrio da Biblioteca Municipal de Arganil.

Esta mostra, composta por 18 cartazes, está organizada em quatro partes temáticas: A Idade do Ouro, A Idade da Prata, A Idade do Bronze e A Idade do Ferro, e procura ilustrar a vasta produção literária de Miguel Torga, que inclui poesia, prosa, teatro e o mais extenso diário escrito por um autor português.

A sua obra, traduzida em várias línguas, projetou Portugal e a região da Beira Serra além-fronteiras, imortalizando os seus cenários e vivências.

Para o Município de Arganil, esta é uma oportunidade de reavivar a memória coletiva e enaltecer a passagem de uma das figuras mais emblemáticas da literatura portuguesa do século XX pelo território, reforçando o vínculo entre Miguel Torga e o concelho de Arganil.