Noites de Verão: animação regressa à Praça Simões Dias
O mês de agosto é sinónimo de dias grandes ensolarados e quentes. Para alguns, sinónimo de férias e, em Arganil, é sempre sinónimo de animação. Está aí mais uma edição do evento “Noites de Verão” e, com ele, noites de grande entretenimento no coração da vila.
De regresso à Praça Simões Dias, local onde durante anos se realizou, o evento Noites de Verão abre no dia 4 de agosto, com o Concerto resultante do “III Estágio do Açor”, programa organizado pela Associação Filarmónica e Associação CUME, que pretende contribuir para a qualificação contínua de jovens músicos oriundos de diferentes realidades e de norte a sul do país, estimulando a sua interação e troca de experiências e conhecimentos. Serão mais de 80 filarmónicos em palco, dirigidos pelo Maestro João Paulo Fernandes, coadjuvado pelo Maestro da Filarmónica Arganilense Pedro Carvalho e respetivos orientadores de naipe, apresentando o resultado da semana de trabalho criativo que desenvolveram em estágio.
Para o dia 5, reserva-se o palco à XXXI Mostra de Folclore: Luso-Chilena, organizada pelo Grupo Folclórico da Região de Arganil, que este ano traz consigo, para além dos grupos folclóricos nacionais “A Primavera” de Vale de Cambra e “As Tecedeiras” de Bidoeira de Cima (Leiria), um grupo de folclore internacional oriundo do Chile.
No sábado seguinte, 12 de agosto, o Dia Mundial da Juventude festeja-se no Sub-Paço, através de uma festa que é no fundo o culminar de uma semana com programação específica e dedicada aos jovens. Neste evento vai poder contar-se com música, animação e gastronomia, no espaço privilegiado do Parque Verde do Sub-Paço.
Rogério Charraz dá continuidade à programação da Praça e sobe a palco no dia 19 de agosto, para apresentar o seu mais recente álbum, “O Coreto”, uma ideia sua (na música) e de José Fialho Gouveia (nas letras), que nasceu de um fascínio pelos coretos enquanto símbolo cultural e elemento arquitetónico. Na construção deste trabalho juntou-se Luísa Sobral na produção musical. No espetáculo, que tem o mesmo nome do álbum, vai ser possível escutar êxitos como: “Quando Nós Formos Velhinhos”, “Romaria” , “Abaladiça” ou “Feita deste Chão”.
A 18ª edição do Noites de Verão encerra com a Associação Juvenil CUME e o seu “Arganil Fashion – Revenge”, evento que marca a história desta Associação que no passado e, durante anos, pôs na passerelle as caras mais larocas e as mais recentes modas de Arganil. Este ano, ao estilo “revenge” tem em vista relembrar tempos que já lá vão e trazer até aos dias de hoje um evento de grande sucesso.