Zona balnear da Peneda da Talhada já foi inaugurada

• Img 2213
  • Img 2216
  • Imagem Whatsapp 2024 06 13 às 12.23.48 E06cb447

O concelho de Arganil dispõe agora de uma nova zona balnear. A Peneda da Talhada, localizada na margem esquerda do rio Alva, em Secarias, foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, no passado dia 15 de junho.

Este novo espaço resulta de um investimento do Município de Arganil de aproximadamente 130 mil euros. A intervenção de requalificação permitiu renovar os dois edifícios ali existentes, inativos há cerca de 20 anos, que abrigam agora o bar de apoio “Peneda Bar”, balneários e sanitários.

“É uma zona balnear que vem servir todos os arganilenses, mas também todos aqueles que nos visitam”, referiu Luís Paulo Costa durante a sessão de relançamento do espaço, destacando a proximidade da zona balnear à vila de Arganil (3km) e a “forte ligação sentimental” que as gentes de Arganil mantêm com a Peneda da Talhada.

A obra permitiu a regeneração, valorização e proteção da área envolvente, resultando numa zona balnear de reconhecido interesse patrimonial e de grande potencial turístico.

“Além de estar muito próximo da vila, tem características excelentes, com uma zona verde envolvente extraordinária”, evidenciou o presidente da Câmara, certo de que “o equipamento vai promover aquilo que é já o grande potencial turístico do concelho”.

No descerramento da placa inaugural, juntaram-se ao presidente da Câmara o presidente da Junta de Freguesia de Secarias, António Souto, e o presidente da Assembleia Municipal, António Cardoso.

Para António Souto, foi “a concretização de um sonho para a Junta de Freguesia, para os secarienses e arganilenses”. Manifestando “grande satisfação e alegria” pela concretização da obra, o presidente da junta reconheceu que os alertas feitos ao município ao longo dos anos foram acolhidos “sempre com boa vontade”.

Admitindo que o relançamento da Peneda da Talhada foi “um processo sofrido”, Luís Paulo Costa evidenciou as “características intrínsecas de dinamização conjunta”. Além da “componente fluvial, do rio, a vertente de serviço é essencial para a economia local, promovendo a riqueza do concelho e a criação de emprego”.

A Peneda da Talhada é uma das 11 águas balneares do concelho de Arganil. Destas, quatro são praias de banhos, vigiadas por nadadores-salvadores: Cascalheira (Secarias), Côja, Pomares e Benfeita. As restantes praias próprias para banhos (não vigiadas), além da Peneda da Talhada, são: Piódão, Foz d’ Égua, Agroal, Moinho de Alva, Urtigal e Folques.