Financiamento de 4 M€ para o novo Serviço de Urgência Básico e Centro de Saúde de Arganil
O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, assinou os contratos de financiamento para a construção do novo Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básico de Arganil e para a remodelação da Unidade de Saúde de Pomares.
As duas intervenções, cuja concretização carece ainda da análise técnica das respetivas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apresentam um valor global de investimento de aproximadamente 4,4 milhões de euros. O valor da comparticipação é de 4,075 milhões de euros, proveniente da União Europeia – NextGenerationEU, sendo que 4 milhões de euros se destinam ao Centro de Saúde e SUB de Arganil e o restante montante, 75 mil euros, visa a requalificação da Unidade de Saúde de Pomares.
O futuro Centro de Saúde e Serviço de Urgência vai ser construído de raiz, à entrada de Arganil, junto à Capela de São Pedro, em terreno adquirido pelo Município de Arganil, onde outrora funcionou uma fábrica de resina. Prevê-se que a obra esteja concluída em maio de 2026.
A população abrangida pelo Centro de Saúde de Arganil, de acordo com a informação disponibilizada pela Administração Regional de Saúde do Centro, é de 12.191 utentes. Quanto ao SUB de Arganil, que integra a Rede Nacional de Emergência e Urgência, tem uma ampla abrangência territorial, servindo maioritariamente os concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital, Tábua, Góis e parte dos concelhos de Pampilhosa da Serra e Penacova, devido à proximidade geográfica.
A nova infraestrutura representa um forte investimento na qualificação e modernização das instalações e equipamentos dos cuidados de saúde primários e serviços de urgência, dotando-os de melhores condições de acessibilidade, segurança e conforto.
O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, sublinhou a importância da nova unidade de saúde para a comunidade arganilense e população dos concelhos vizinhos, congratulou-se com a garantia do financiamento para a sua concretização.
“O novo equipamento vai permitir fortalecer significativamente a resposta em termos cuidados de saúde de proximidade”, refere Luís Paulo Costa. “Estaremos a proporcionar melhores condições de atendimento aos nossos cidadãos, às famílias arganilenses, e a proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde, com instalações mais qualificadas e mais bem equipadas”.
A nova unidade de saúde vai disponibilizar o equipamento adequado e ajustado às equipas multidisciplinares que ali prestam serviço, incluindo equipamento básico, clínico e administrativo, assim como mobiliário e material informático e de comunicação.
A intervenção na Unidade de Saúde de Pomares compreende a realização das obras de remodelação do edifício, tendo em vista a prestação de cuidados de saúde adequados à população da freguesia. Da concretização da obra resultará um espaço mais acessível, seguro e confortável, energeticamente mais eficiente e que se encontrará preparado para cumprir eventuais planos de contingência.
Em causa estão duas intervenções de grande significado e investimento que surgem na sequência da aceitação de novas competências na área da saúde pelo município.