Presidente da Câmara recebe diploma «Compromisso Pagamento Pontual»

• Pagamento Pontual2
  • Pagamento Pontual

O Município de Arganil, representado pelo presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, foi distinguido com o diploma que certifica 10 anos de «Compromisso Pagamento Pontual». A cerimónia de entrega dos certificados teve lugar em Coimbra, esta segunda-feira, 9 de julho.

“Cumpre-se uma década de um compromisso que assumimos com seriedade e determinação”, destacou Luís Paulo Costa, manifestando orgulhoso por Arganil ser uma referência nacional em termos de pagamento pontual. “Este reconhecimento é uma prova do nosso compromisso com a excelência e a responsabilidade financeira.”

Em 2015, tornou-se na primeira autarquia do país a assumir oficial e publicamente o compromisso de pagar aos seus fornecedores a tempo e horas, destacando-se como um exemplo de eficiência na gestão das contas públicas, especialmente no âmbito do poder local.

Uma década depois, Arganil continua a ser uma referência na implementação de políticas de pagamento que promovem o emprego e geram segurança financeira.

“Enquanto entidade pública, temos uma responsabilidade acrescida para com as empresas com quem trabalhamos. Cumprir com os nossos compromissos de pagamento não é apenas uma questão de honra, mas uma necessidade fundamental para a saúde económica do território”, afirmou o presidente da Câmara.

“Quando pagamos atempadamente, estamos a garantir que essas empresas têm os recursos necessários para continuar a funcionar, investir e empregar. Este ciclo virtuoso é essencial para uma economia local resiliente.”

Luís Paulo Costa destacou ainda a importância de liderar pelo exemplo: “Num país onde apenas 18,1% das empresas cumprem com os prazos de pagamento, é crucial que o setor público demonstre práticas financeiras responsáveis. Ao fazê-lo, não só reforçamos a confiança entre fornecedores e autarquias, mas também incentivamos outras entidades a adotar práticas semelhantes.”

A boa gestão financeira e a política de rigor que Arganil tem mantido ao longo dos anos garantem a continuidade das medidas de apoio às famílias e empresas do concelho. Estas medidas incluem a aplicação da taxa mínima de IMI e do IMI Familiar, a devolução da totalidade do IRS às famílias, traduzindo-se na entrega de 350 mil euros às famílias em 2024, e a aplicação da derrama sobre o lucro das empresas fixada em 0%.

Esta fiscalidade amiga das famílias e das empresas também se reflete nos tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, que estão entre os mais baixos do país.

O Compromisso Pagamento Pontual é promovido pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.