Relembrar Visconde Sanches de Frias na Biblioteca Municipal de Arganil
Na passagem do centenário da morte do Visconde Sanches de Frias, a Câmara Municipal de Arganil, através da Biblioteca Municipal Miguel Torga, promove a iniciativa “Relembrar Visconde Sanches de Frias”.
No dia 14 de março, pelas 17 horas, será inaugurada no átrio da Biblioteca Municipal a exposição biobibliográfica “Visconde Sanches de Frias: um apaixonado pelas letras”, através da qual se pretende dar a conhecer o percurso biográfico desta personalidade, bem como destacar a sua obra literária. Esta exposição estará patente até ao dia 16 de abril.
Em complemento à exposição no dia 19 de março, pelas 18 horas, no auditório da Biblioteca Municipal será promovida uma conversa sobre o Visconde Sanches de Frias, com os seus familiares Dr.ª Teresa Sanches e Dr. Marcelo Mendes Pinto.
Sanches de Frias nasceu a 2 de outubro de 1845 em Pombeiro da Beira, onde viria a falecer a 19 de março de 1922. Viveu largos anos no Brasil, tendo-se destacado pelos seus préstimos em associações de índole social e cultural, bem como no campo das letras, enquanto escritor e jornalista.
Dotado de invulgares faculdades de trabalho e de inteligência e de uma tenacidade singular, Sanches de Frias deixou para a posteridade diversas obras, quer no domínio da poesia e do drama como das viagens, merecendo especial destaque a obra “Pombeiro da Beira – memória histórica, descritiva e crítica”. Pelo legado que nos deixou, esta homenagem que o pretende relembrar e dar a conhecer é lhe devida, assim fica o convite para que todos os interessados se associem a esta iniciativa.