Cartaz A2 (1) Page 0001

Semana Europeia da Mobilidade – Dia Europeu Sem Carros 2024

O Município de Arganil adere mais uma vez ao “Dia Europeu Sem Carros”, que desde 2005 organiza a ação “Dia Sem Carros”, com o intuito de alertar todos os munícipes para a importância das questões ambientais, valorização do espaço público e mobilidade ativa e sustentável. Para além desta ação o Município de Arganil participa igualmente, pela quinta vez, na Semana Europeia da Mobilidade com a organização de algumas atividades dirigidas a vários públicos e focadas na mobilidade sustentável, ativa, de partilha e com saúde.

A campanha “Dia Europeu Sem Carros” surge na sequência de uma diretiva europeia relacionada com a qualidade do ar. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de setembro de 2000. Em 19 de Abril de 2002, durante a Semana Verde, em Bruxelas, foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade, a que diversos países aderiram posteriormente e que pretende exercer uma influência a longo prazo nas questões da mobilidade e dos transportes urbanos, contribuindo para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.

O tema central da edição de 2024 é “Espaço Público Partilhado”, tem como slogan “Combina e Move-te! “e pretende promover uma mudança de hábitos e estilos de vida saudáveis, criando condições para requalificação do espaço público, com maior segurança e melhor acessibilidade, e induzir outras formas de mobilidade mais ativa e multimodal, potenciando o uso do transporte público, os modos suaves como a bicicleta, a trotinete e o andar a pé.

Por este motivo, este ano serão novamente integradas e realizadas diversas iniciativas em parceria com a Semana Europeia do Desporto 2024 #BEACTIVE.

Programa:

De 16 a 22 de setembro – Biblioteca Municipal Miguel Torga

“Exposição Bibliográfica – Temática da “Espaço Público Partilhado”.

Sugestões de Leitura – Temática da “Espaço Público Partilhado”, em http://biblioactivaler.blogspot.com/

Dia 16 setembro

11h00 – Apresentação do projeto pedagógico da TRENMO para o público infantil em que a base são os livros:

“Uma viagem com o Oli, o autocarro dos Olivais” sobre a linha 29B a operar na freguesia dos Olivais, em Lisboa;

“Uma viagem com o Tó às memórias do 78” sobre uma antiga linha, a 78, que ligava o Porto de lés-a-lés.

Dia 18 setembro

08h30-09h00 – Atividade “Boleia Humana – Vamos a Pé para a Escola” – com os alunos da EB1 / JI Sarzedo – mobilidade segura das crianças/jovens no seu trajeto para o estabelecimento de ensino.

Dia 20 setembro

08h30-09h00 – Atividade “Boleia Humana – Vamos a Pé para a Escola” – com os alunos da EB1 / JI Arganil – mobilidade segura das crianças/jovens no seu trajeto para o estabelecimento de ensino.

Dia 22 setembro

8h00-19h00 – Dia Europeu sem Carros – Trânsito motorizado interdito nas Ruas do Largo Augusto Oliveira Coimbra, Largo Padre Manuel Vasconcelos da Costa Delgado, parte da Rua Eugénio Moreira e Rua José Castanheira Nunes, da Vila de Arganil ver planta

Dia 29 setembro

10h00 – Crescer a Pedalar – Prevenção Rodoviária em Bicicleta

Esta atividade visa estimular e desenvolver competências nas crianças relativamente ao saber andar de bicicleta, procurando, igualmente que estas tenham gosto pelas bicicletas, como um meio de transporte saudável e ecológico realizam percursos de bicicleta, tipo gincanas com a ajuda dos seus pais. As crianças devem trazer as suas próprias bicicletas.

Esta atividade decorrerá no parque do Sub-Paço e tem como parceiros a GNR e o Grupo BTT Serra do Açor.

Dia 30 setembro

21h30 – Caminhada Noturna

Caminhada noturna organizada pelos técnicos superiores de desporto do Município de Arganil, a decorrer ao ar livre, dentro da vila de Arganil. Esta caminhada tem a distância de 5 km.

Veja a versão portuguesa do filme promocional da campanha da Semana Europeia da Mobilidade aqui!