Um domingo dedicado a Culturas do mundo, com o Festival “Folk In Arganil”
De regresso ao concelho, o Festival Folk In Arganil, veio colorir e animar praças e ruas de S. Martinho da Cortiça, Côja, Benfeita e Arganil.
Esta 2ª Edição da iniciativa, apresentou dois grupos sul-americanos, do Chile e da Colômbia, um grupo europeu, da Eslováquia, aos quais se juntou o Grupo Folclórico da Região de Arganil.
Com uma passagem por várias freguesias, durante a tarde de Domingo, desfilaram as cores e culturas dos que nos visitaram, em movimentos harmoniosos de indumentárias e danças.
Cerca das 22h00, o recinto da Casa das Coletividades acolheu um dos mais reconhecidos eventos da música e dança tradicional internacional e as suas novas tendências e influências, com propostas de várias latitudes.
O programa incluiu quatro apresentações, cuja abertura esteve a cargo do destacado Grupo Folclórico da Região de Arganil, que ao longo do tempo tem reunido esforços para manter vivas as nossas tradições, seguindo-se momentos de dança e ritmos quentes sul-americanos, do Chile e da Colômbia, para além de graciosas outras coreografias proporcionadas pela Eslováquia.
O público marcou presença de forma muito expressiva, mantendo-se durante as duas horas de espetáculo sem nunca arredar pé e manifestando-se sempre de forma muito calorosa. Por seu turno, os Grupos retribuíram com uma forte presença nas suas atuações em palco.
No final do espetáculo, Luís Paulo Costa, Presidente do Município de Arganil, visivelmente satisfeito, subiu a palco, chamando o representante da Casa do Povo de Maiorca, parceiro da iniciativa e os representantes dos Grupos, para lhes agradecer a excelente noite que a todos foi proporcionada, promovidas que foram a interculturalidade, através da união da dança e das tradições, cumprindo-se um dos princípios basilares pretendidos: a partilha da cultura, novas experiências e emoções, representativas da união e amizade entre os povos.